domingo, 1 de abril de 2012

Da obscuridade para a luz.

¨O que é próprio das sociedades modernas não é o terem condenado o sexo a permanecer na obscuridade, mas sim o terem-se devotado a falar dele sempre, valorizando-o como o segredo. ¨
                                                                                                                            Michel Foucault.

Ao assistir alguns debates sobre sexualidade, fiquei surpreso com a dificuldade com que as pessoas se expressam sobre o assunto, como se tudo fosse um segredo. Por eu estar inserido em um meio cristão essa dificuldade fica mais evidente, tudo que parece ter uma conotação sexual toma ares de pecado ou no mínimo vergonha.

A ler o primeiro volume do livro: História da Sexualidade, fica demonstrado pelo autor que essa dificuldade  é antiga. A história nos mostra que para expressar algo sobre a sexualidade  sempre utilizaram-se das artes, houve períodos em que a pintura retratava a ideia de sexualidade daquela época, outra forma era por meio de escritos, poesias etc. Hoje as pessoas utilizam de outras formas para demonstrar a sexualidade da sociedade, seria por meio de filmes, novelas, internet e etc...


Muito utilizado ainda na atualidade são os livros de romance, hoje as vezes com uma roupagem diferente, no lugar de homens normais, hoje a imaginação dos autores trás vampiros, anjos, etc... Mas a enredo por trás dos personagens é sempre uma história de amor envolvendo uma relação e uma sexualidade dentro de uma fantasia. Em forma de um segredo.

O que quero falar com isso? O tempo não mudou a maneira de falar sobre a sexualidade, continua sendo tratado como um segredo que nem todos podem saber. Assim, quando alguém fala sobre o tema sem manter um clima de segredo, é uma pessoa diferente. Por isso irei escrever alguns textos falando diretamente sobre a sexualidade ou simplesmente sobre sexo. 

O que irei fazer não é nada de novo, pois o que vou expor aqui para todos e me identificando, não passa de trazer a luz, aquilo que está sendo discutido em segredo por muitos. O primeiro tema que quero escrever logo, é sobre a necessidade de um casal manter uma vida sexual ativa. E também o que pode trazer de problemas a falta de sexo no casamento. Espero conseguir escrever de forma clara e poder contribuir para esclarecer as dúvidas e medos que alguns tem de falar sobre  o assunto.

Até mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário